sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sepultamentos em Igrejas

Não é difícil encontrar reis ou imperadores cujos estão sepultados em Igrejas, Basílicas, capelas ou até mesmo praças. Não descobri ainda o por que disto, mas chego a conclusão que ambos eram sepultados nelas por serem pessoas religiosas, mas o curioso disto tudo, é o grande número de pessoas sepultadas. Cita-se Martin Lutero, Leonardo da Vinci, Ana Bolena, Galileu Galilei, Nostradamus e muitos outros.

De fato não sei o por que disso, mas outra questão, era a falta de cemitérios. Os influentes eram sepultados nos locais citados acima, os ricos geralmente em capelas que existiam nas casas e os pobres ou miseráveis, eram enterrados (não sepultados) em covas rasas no campo.

A prática foi proibida no Brasil em 1820, com o surgimento dos novos cemitérios, além do risco de contaminação.

Havia também algumas razões para que o sepultamento fosse realizado, por mais que houvesse seus contras:

  • Respeito pelos mortos, pois se deixados ao relento, caniceiros iriam consumir a carne humana, que é dada por ultraje em algumas religiões;
  • O sepultamento é dado como uma maneira de aliviar a dor da família, pois não veria mais o sofrimento do ente (se houvesse);
  • No Espiritismo, assim como outras religiões, acreditam na via após a morte, e após o sepultamento, surge-se uma nova etapa;

A principal questão para o sepultamento hoje, é a de saúde pública, apesar de a prática do enterro não ser mais usada (o caixão não é mais depositado em terra, em virtude de quando houver a decomposição do corpo, não correr risco de contaminação do solo ou do lençol freático que pode existir), a urna funerária ser colocada em uma base de cimento, o isolando da terra e evitando que contaminações possam sair de seu interior.

Cremação

A cremação é uma prática que se torna cada vez mais "popular", em que apenas se há o gasto da urna funerária e das taxas de cremação, fora que não precisa ir ao cemitério no dia de finados...


 As fotos acima são de Ana Bolena, uma das 6 esposas de Henrique VIII.
 Túmulo de Martin Lutero, ex-padre agostiniano, fundador da Igreja Luterana e o líder da reforma protestante.
 Nostradamus, famoso médico e vidente do século XVI.
 Túmulo de Pedro Álvares Cabral, navegador que descobriu o Brasil.
Sepultura de Galileu Galilei, físico, matemático, filósofo e astrônomo italiano.

As fotos foram retiradas do blog Túmulos Famosos, cujo o mesmo há fotos dos túmulos de personalidades da indústria, política, cinema, música, ciência, arte. Recomendado pelo nosso blog.

Como brinde para nossos leitores =] passaremos o link do túmulo de Michael Jackson, não é SPAM, e sim verdade.

2 comentários:

  1. Interessante seu post.

    antigamente os funerais eram quase que uma festa. um ritual estrondoso. muitas religiões acreditavam que a maneira de sepultar um corpo influenciava no destino dele.
    Com o tempo, como tudo, as crendices vão se dissipando.

    Sobre tudo e sobre muitas coisas...

    atualizado!

    http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com.br/2013/02/oscar-2013-indicados-como-melhor-filme.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcela! O interessante ainda, é que na Índia e na África, os funerais são tidos como festa, pois deve-se lembrar as coisas boas do morto! Dei uma rápida passada no blog que me enviaste, e gostei do contudo! Abraço.

      Excluir

Deixe sua opinião sobre o assunto!