sexta-feira, 3 de maio de 2013

Quanto você vale?


Um dia, um jovem rapaz desanimado com a vida e com as pessoas procurou ajuda e disse:
– Venho aqui, professor, porque me sinto inútil, não tenho ânimo. Dizem que não sirvo para nada, não faço tarefas bem-feitas, sou lerdo e muito idiota. Como posso melhorar? O que posso fazer para que me valorizem mais?
O professor, sem olhá-lo, disse:
– Sinto muito, jovem, mas não posso ajudá-lo. Devo primeiro resolver os meus próprios problemas. Talvez depois, quem sabe…
Fazendo uma pausa, falou:
– Se você me ajudasse, eu poderia resolver esse meu problema com mais rapidez e, depois, talvez possa ajudá-lo.
– Claro, professor! – gaguejou o jovem, que se sentiu mais uma vez desvalorizado e não hesitou em ajudar o professor.
O professor, então, tirou o anel que usava, deu ao jovem e disse:
– Monte meu cavalo e vá até o mercado. Devo vender o anel porque tenho de pagar uma dívida. É preciso que obtenhas pelo anel o máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. Vá e volte com a moeda o mais rápido possível.
O jovem pegou o anel e partiu. Assim que chegou ao mercado começou a oferecer o anel aos mercadores. Eles olhavam com algum interesse, até o momento em que o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel. Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam. Tentando ajudar, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro. O jovem, abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou. Entrou na casa e disse:
– Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que pediu. Talvez pudesse conseguir duas ou três moedas de prata, mas acho que não posso enganar ninguém sobre o valor do anel.
– Importante o que disse, meu jovem –, contestou o mestre. Devemos saber o valor do anel. Monte o cavalo e vá até o joalheiro. Quem melhor para saber o valor exato do anel? Diga que quer vendê-lo e pergunte quanto ele lhe dá. Mas não importa o quanto lhe ofereça, não o venda. Volte aqui com meu anel.
O jovem foi até o joalheiro, que examinou o anel com uma lupa e disse:
– Se quiser vender agora, não posso dar mais do que 58 moedas de ouro.
– 58 moedas de ouro??!! exclamou o jovem.
– Sim –, replicou o joalheiro. Poderia oferecer cerca de 70 moedas de ouro, mas se a venda é urgente…
Emocionado e surpreso, o jovem correu de volta para casa a fim de contar o ocorrido.
O professor, depois de ouvir o jovem, disse:
– Você é como este anel, meu rapaz, uma joia valiosa e única e que só pode ser avaliada por pessoas que saibam reconhecer o valor de outras pessoas.
Dizendo isso, voltou a colocar o anel no dedo.
– Todos somos como essa joia, valiosos e especiais, andamos pelos mercados da vida sendo avaliados por pessoas erradas que nos fazem perder a confiança e deixamos de acreditar em nossos talentos.

Tentei procurar o autor deste texto pela internet, mas não encontrei!

2 comentários:

  1. Texto bem escrito e com uma mensagem muito legal! Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Cada um de nós é uma joia rara. Incapaz de ser copiada pelo mais brilhante cientista. Portanto, temos de nos valorizar. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre o assunto!