domingo, 12 de maio de 2013

Como surgiu o Dia das Mães?


   12 de maio de 2013! dia das mães...
   Tudo bem, de fato é dia das mães, mas e se nos perguntássemos: Por que e como nasceu essa data? por que comemoramos este dia? a explicação está abaixo!

  Bom, como acho interessante assuntos mitológicos, começarei citando uma vertente mitológica sobre a criação do dia das mães. Na mitologia, a mais antiga comemoração do dia das mães registrada foi na Grécia antiga, durante a entrada da primavera era festejada a honra de Rhea, que era a mãe dos Deuses. Mas isso é mitologia. Temos uma explicação real para isso e também nem tão antiga assim.
   A luta pela criação do
 Dia das Mães começou nos Estados Unidos, em 1872 uma escritora chamada Júlia Ward Howe começou a sugerir a criação de um dia para parabenizar todas as mães, sugestão que até então não causou repercussão.
   Mas foi Anna Jarvis, outra americana, que começou a lutar por este dia com mais força, iniciando campanhas para a criação do Dia das Mães. Fato que ocorreu no ano de 1907, quando Anna perdeu sua mãe e entrou em depressão, preocupadas com o sofrimento de Anna, algumas amigas tiveram uma ideia de relembrar memórias da sua mãe com uma festa, e Anna concordou com a ideia delas. Anna queria uma festa que pudesse ser em favor de todas as mães, vivas ou mortas, e como se fosse um dia em que todas crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A ideia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais.
   A luta durou três anos seguidos, até que finalmente no dia 26 de Abril de 1910, quando William E. Glasscock, governador do estado em que Anna morava, incorporou o dia das mães no calendário local, fato que rapidamente foi aderido por outros estados norte-americanos.
   E então finalmente no  ano de 1914, o presidente dos Estados Unidos na época, Woodrow Wilson, unificou a celebração com todos estados, estabelecendo que o Dia Nacional das mães iria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. Não demorou muito tempo para os outros países aderirem a essa ideia e celebrar o dia das mães. No Brasil, a data foi oficializada no ano de 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas, e em 1947 o Cardeal-Arcebisbo do Rio de Janeiro, determinou que essa data faria parte também do calendário oficial da Igreja Católica. E assim foi criado o dia de hoje, o Dia das Mães!

 Você mãe que leu esta matéria, um feliz dia das mães á você, é o que a Biblioteca Global lhe deseja!

4 comentários:

  1. Interessante, hoje estava pensando nisso... qual a origem deste dia... ;)

    ResponderExcluir
  2. Interessante o seu post.A maioria das pessoas nem imagina como foi criado o dia das mães.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, mas eu iria mais além e lançava uma crítica. A partir do fim da Segunda Guerra, na era do industrialismo e da cultura de massas, a data passou a perder o valor sentimental e a ganhar conotação comercial, infelizmente. Aliás, como quase todas as datas simbólicas do nosso calendário.

    Um grande abraço e parabéns pela matéria,
    Almir Ferreira
    Panorâmica Social

    ResponderExcluir
  4. fiquei curioso pela historia mitológica =p
    hum, o dia das mães então eh uma ''data'' nova aqui no Brasil então... já que foi oficializada em 1932. Achei que já era uma data bem antiga!

    http://prefironaolembrar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião sobre o assunto!